- Perguntas Frequentes – Decania do Centro de Tecnologia

Perguntas Frequentes

Como posso saber se Biblioteca possui a obra que necessito?

Basta acessar a Base Minerva (www.minerva.ufrj.br) e preencher os campos de pesquisa com as informações.

Quantos livros posso pegar emprestado e por quanto tempo?

Cada categoria de usuário tem quantidades e prazos diferentes. Você pode consultar a quantidade de livros e prazos de empréstimos para o seu perfil na tabela disponibilizada no site da Biblioteca.

Perdi um livro. O que eu faço?

Procure a Biblioteca imediatamente e comunique a perda antes do vencimento do prazo para devolução para que não gere nenhuma penalidade. Será solicitada a reposição do item perdido (mesmo edição ou a mais recente) num prazo de 30 dias. Nos casos em que a edição do item está, indicamos um similar para a reposição.

Os livros que estavam comigo foram roubados/furtados. Como devo proceder?

Neste caso você deve se dirigir à Biblioteca o quanto antes munido do Boletim de Ocorrência. Os servidores à baixa e você em dia com a instituição

Estou com livros em atrasos em uma das Bibliotecas da UFRJ. Posso fazer novos empréstimos?

Se você estiver com itens em atraso, não poderá fazer novos empréstimos em nenhuma biblioteca da rede.

Por quanto tempo não poderei pegar livros nas Bibliotecas?

A penalidade aplicada por conta do atraso na devolução dos livros é a suspensão de empréstimos durante o número de dias proporcionais aos dias de atraso e o número de livros (Exemplo: 2 livros atrasados por dois dias, suspensão de quatro dias).

Posso quitar meu débito com livros?

Sim. A Biblioteca possui uma lista de livros que podem ser doados como forma de quitação do débito.

Como faço para acessar artigos de periódicos online e e-books fora da UFRJ?

Basta fazer login na Intranet da UFRJ e clicar no ícone ProXy, que aparecerá no canto direito da tela. Depois, basta selecionar qual Base você quer acessar.

Não localizei o livro que preciso na Biblioteca, o que devo fazer (Empréstimo entre Bibliotecas)?

Caso você não encontre o livro desejado em nosso acervo, entre em contato conosco para que possamos pesquisar e pedir o empréstimo nas Bibliotecas que fazem parte do nosso intercâmbio.

Não tenho vínculo com a UFRJ, posso pegar livros emprestado?

Sim. Basta trazer uma carta de solicitação de empréstimo assinada e carimbada pelo bibliotecário responsável pela Biblioteca da sua Instituição de Ensino.

Como posso participar dos treinamentos de Bases de Dados e/ou do Portal Capes?

Acompanhe a divulgação dos treinamentos no site e nas redes sociais da Biblioteca ou solicite um treinamento individual através do e-mail: biblioteca@ct.ufrj.br.

Como faço para sugerir títulos para Biblioteca?

Você pode sugerir títulos para aquisição através do formulário localizado no site da Biblioteca.

Quero doar livros para a Biblioteca, como devo proceder?

Você encontra as instruções para doação de publicações no site da Biblioteca, no link Política de Doações.

Posso devolver os livros de outras bibliotecas na Biblioteca do Centro de Tecnologia?

Não. Os livros devem ser devolvidos nas Bibliotecas onde foram efetuados os empréstimos.

Como posso solicitar um Nada Consta?

Para solicitar o Nada Consta o usuário deverá dirigir-se pessoalmente à biblioteca ou solicitar pelo e-mail biblioteca@ct.ufrj.br com as informações: nome completo, DRE e CPF.