- Institucional – Decania do Centro de Tecnologia

O Centro de Tecnologia (CT), segundo maior Centro da UFRJ, compreende a Escola Politécnica e a Escola de Química e é integrado pelos seguintes órgãos suplementares: Instituto Alberto Coimbra de Pós-graduação de Pesquisa em Engenharia (Coppe), Instituto de Macromoléculas Heloísa Mano (IMA) e o Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social (Nides). Pelo estatuto da universidade os centros são responsáveis pela coordenação das atividades universitárias nas grandes áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A qualidade do ensino ministrado é garantida por cerca de 500 professores, 4.000 alunos de graduação, 4.900 de pós-graduação e 700 servidores administrativos. Além disso, seus cursos são considerados referência nacional no setor, pela importante contribuição de seus docentes e pesquisadores na busca de soluções para o desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior.

As pesquisas desenvolvidas nos quase 300 laboratórios, nas mais diferentes áreas de Engenharia, impulsionam o desenvolvimento da indústria do petróleo, da petroquímica, da química, da engenharia civil, mecânica e elétrica, do sistema interligado de geração de energia elétrica, da indústria naval, de processamento digital de sinais, energia nuclear, tecnologia da informação, dos sistemas de transportes e muitas outras áreas.

O Centro de Tecnologia também contribui para o desenvolvimento da extensão e buscar levar tecnologia para as comunidades que não têm acesso a ela como também propõe políticas públicas para proporcionar mais qualidade de vida para comunidades carentes.