- Extensão – Decania do Centro de Tecnologia

A Extensão é a aplicação prática do conhecimento obtido durante a graduação (Ensino) e a Pesquisa com o propósito de auxiliar a melhoria da sociedade como um todo. A UFRJ adota o conceito de extensão universitária definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira (FORPROEX) para nortear as suas ações.

O FORPROEX indica que “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

A extensão proporciona ao estudante um conhecimento que expande a abrangência do seu aprendizado acadêmico, pois oferece a ele a oportunidade de participar do desenvolvimento de soluções para demandas específicas da sociedade. Como nas atividades de ensino e pesquisa, o estudante conta com a orientação de coordenadores de ações de extensão para ajudá-lo na aplicação prática do conhecimento adquirido.

Desenvolvidas sob diversas perspectivas, as ações de extensão são formuladas e implementadas seguindo cinco diretrizes principais:

  1. Interação dialógica
  2. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade
  3. Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão
  4. Impacto na formação do estudante
  5. Impacto na transformação social

De acordo com as suas características, a ação de extensão pode ser enquadrada em uma das seguintes modalidades:

  1. Programas
  2. Projetos
  3. Cursos
  4. Eventos
  5. Prestação de serviço

As ações de extensão vigentes no Centro de Tecnologia e na UFRJ como um todo podem ser encontradas em https://portal.ufrj.br/Inscricao/extensao/acaoExtensao/filtro.

Coordenador de Extensão do Centro de Tecnologia:

Prof. Francisco Thiago Sacramento Aragão

E-mail: fthiago@coc.ufrj.br

Consulte também:

Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ

Rede Nacional de Extensão