- Apresentação – Decania do Centro de Tecnologia

O Centro de Tecnologia (CT), segundo maior Centro da UFRJ, compreende a Escola Politécnica e a Escola de Química e é integrado pelos seguintes órgãos suplementares: Instituto Alberto Coimbra de Pós-graduação de Pesquisa em Engenharia (Coppe), Instituto de Macromoléculas Heloísa Mano (IMA) e o Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social (Nides).

A qualidade do ensino ministrado é garantida por cerca de 500 professores, 4.000 alunos de graduação, 4.900 de pós-graduação e 700 servidores administrativos. Além disso, seus cursos são considerados referência nacional no setor, pela importante contribuição de seus docentes e pesquisadores na busca de soluções para o desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior.

A direção do Centro de Tecnologia UFRJ é exercida pelo Decano que preside o Conselho de Coordenação do Centro, um órgão colegiado que delibera sobre questões de natureza didático-pedagógica e administrativa. O Conselho é formado pelos Diretores das Unidades, por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos.

O professor titular da Escola Politécnica e da COPPE, Walter Issamu Suemitsu, foi eleito Decano do Centro de Tecnologia em junho de 2018. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) (1975), Mestre em Engenharia Elétrica pela COPPE- UFRJ (1979) e Doutor em Engenharia Elétrica pela École National Supérieur – ingénieurs Électriciens de Grenoble (1986). Suemitsu está em seu terceiro mandato, os dois anteriores ocorreram entre junho de 2006 e julho de 2014.

O Decano também representa o Centro de Tecnologia no Conselho Universitário, no Conselho Superior de Coordenação Executiva e no Conselho Diretor do Parque Tecnológico, participando, assim, das decisões relacionadas à política acadêmica da Universidade, e preside o Conselho Diretor da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.

Missão

Formar profissionais de alto nível, empreendedores e inovadores, na área tecnológica, com ética, responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no país. Promover a integração de suas Unidades nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e facilitar a interlocução com a Reitoria, por intermédio da Decania, atendendo as necessidades das partes interessadas, prioritariamente a comunidade acadêmica, com atenção à segurança, saúde no trabalho e proteção ao meio ambiente.

Visão

Ser um Centro de Excelência em tecnologia, reconhecido nacional e internacionalmente, atuando em ensino, pesquisa e extensão, na fronteira do conhecimento.

Valores

  • Ética
  • Respeito
  • Confiança
  • Transparência
  • Integração
  • Inovação
  • Segurança
  • Profissionalismo