Sistema de Gestão Integrada
A Decania do CT-UFRJ aderiu ao Sistema de Gestão Integrado segundo os principios das Normas ISOs 14001, 9001, 16001 e OHSAS 18001, como estratégia para melhoria continua dos processos de trabalho, visando a satisfação das partes interessadas, tanto na promoção da segurança pessoal e patrimonial, quanto na valorização das pessoas a partir do incentivo ao desenvolvimento profissonal. Com isso, a Decania ressalta sua postura ética e promove um ambiente de trabalho saudável, propício à criatividade e oferece serviços com qualidade aos seus usuários.
Política do SGI
A Decania do CT-UFRJ concentra seus esforços no cumprimento das Legislações e Normas regulamentares vigentes para eliminar as ações de desperdício, depredação e poluição do meio ambiente; garantir a segurança integral e a qualidade de vida do servidor, dos alunos e usuários em geral e implanta procedimentos para evitar riscos biológicos, químicos e físicos.
Objetivos do SGI
- Cumprir o Decreto 5940;
- Implementar ações de Responsabilidade ambiental;
- Promover a satisfação e parcerias com a comunidade acadêmica;
- Promover ações de Cidadania e Responsabilidade social;
- Promover a motivação e integração da força de trabalho;
- Implementar ações de SMS (saúde, meio-ambiente e segurança);
- Melhorar continuamente o SGI da Decania do CT para atender plenamente as Normas.
Valores
- Liderança Científica e Tecnológica: ampliar a fronteira do conhecimento científico-tecnológico, impactando positivamente a formação plena de profissionais, recebendo reconhecimento da sociedade e influenciando as políticas educacionais, cientificas e tecnológicas em beneficio do país.
- Inovação e Empreendedorismo: atuar para que o profissional em formação valorize a inovação e se torne agente empreendedor com capacidade para implantar e desenvolver infra-estruturas produtivas. Incentivar comportamento de inovação e de empreendedorismo nos colaboradores.
- Comportamento Ético: ter como obrigação seguir os princípios éticos (moralidade, transparência, respeito ao próximo, honestidade, imparcialidade e igualdade) e legais em todas as ações relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e atividades técnico-administrativas. Empreender ações de responsabilidade social e ambiental.
- Atendimento com Qualidade: pautar o atendimento aos diferentes colaboradores (alunos, funcionários, professores e comunidade externa) nos princípios básicos da qualidade, dentro de padrões aceitáveis de desempenho (custo, tempo, facilidade, clareza), com respeito mútuo.
- Qualificação Profissional: fomentar e motivar seus colaboradores (alunos, funcionários e professores) a receber qualificação profissional continuada e moderna, se antecipando aos avanços tecnológicos e técnico-administrativos. Promover a integração dos colaboradores na cultura organizacional do CT e da UFRJ.
- Modernização e antecipação a mudanças: pautar as ações de atualização da estrutura física e organizacional do CT na evolução do ambiente e das tendências científico-tecnológicas.
- Consistência e Integração: fazer com que as Unidades do CT atuem de forma consistente e integrada, provendo instrumentos de comunicação, modelos e diretrizes de gestão que devem ser utilizados de forma harmoniosa e coletiva.
- Qualidade de vida no CT: Promover e incentivar segurança, saúde e atividades culturais e esportivas no CT.
- Comprometimento Institucional: Incentivar o envolvimento com a missão, visão, valores, políticas e objetivos por toda comunidade. Promover a preservação dos bens públicos
Resultados
1. Gestão da Qualidade:
Entre as principais ações de Gestão de Qualidade desempenhadas pelo SGI, destacam-se a pequisa anual de "clima organizacional" com colaboradores e com os usuários/clientes da Decania do CT-UFRJ. Tal iniciativa ocorre desde 2007 e tem como referencial comparativo o Laboratório de Tecnologia Submarino (LTS), por se tratar de uma referência em sistema de gestão integrado com certificação nas Normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 17025, OHSAS 18001 e Prêmios em Gestão do Programa Nacional da Qualidade – PNQ.
Outra ação que vem se destacando foi a implantação da "caixa de sugestões", em diversos pontos do CT, para facilitar a emissão de opinião, sugestões e reclamações por parte dos clientes do CT-UFRJ.
2. Gestão Ambiental:
No que tange a gestão ambiental, é imprescindível destacar que o CT foi o primeiro Centro da UFRJ a implantar o programa de coleta seletiva, batizado de ReciclaCT. Para mais detalhes sobre o programa, visite a seção correspondente neste site. A seguir, estão os resultados da coleta de material reciclado em 2012.
3. Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST):
A Gestão de SST no CT-UFRJ está em fase de implementação. Em breve, disponibilizaremos para download o documento que traz o planejamento desta gestão.