Sistema Eletrônico de Informações entra em funcionamento na UFRJ

Em busca de eficiência administrativa, a UFRJ adotou, em 2017, o Sistema Eletrônico de Informações(SEI). Agora, em 2019, a iniciativa começa a ser implementada no dia a dia da Universidade a partir de uma série de processos de pessoal que deverão ser feitos exclusivamente pela ferramenta. A iniciativa promete maior eficiência na gestão dos procedimentos administrativos e mais facilidade na vida do servidor.

Os dados disponíveis no Portal do SEI da UFRJ mostram 68 tipos de processos ativos no sistema, como os de progressão por capacitação, redistribuição, gratificação de função, ressarcimento de plano de saúde, entre outros. Segundo Florinda Duarte, responsável pelo SEI, a implementação começou por processos de pessoal para engajar os servidores na adesão ao projeto, mas todos os outros tipos de processos, como compras, licitação e pedidos de diploma, serão futuramente incluídos no site.

Com as mudanças realizadas, tornou-se latente a necessidade de capacitação de servidores para trabalhar com o sistema, já que cada setor deverá ter representantes habilitados a atuar diretamente com a ferramenta. Para ajudar nessa transição, os responsáveis e todos os interessados podem realizar o curso disponível na Escola Virtual do Governo (EVG), que ensina o básico da utilização do sistema e dá orientações sobre a criação de um processo eletrônico. Duarte, no entanto, enfatiza que o curso deve ser complementado com o oferecido pelo Sistema de Arquivos (Siarq), que aprofunda o conhecimento do usuário diante da realidade da UFRJ.

Para Luiz Alberto Silva, servidor do Siarq, a proposta do SEI é promover uma descentralização maior, a fim de tornar o trabalho mais eficaz e com menos gastos. Assim, o objetivo do Siarq é que, futuramente, os processos de pessoal possam ser abertos pelos próprios servidores interessados. “Além de o processo se tornar mais ágil, também teremos uma economia com papel, toner, impressora, e com recursos humanos”, explica.

O Portal do SEI traz uma série de informações que podem auxiliar os servidores a entender o funcionamento do sistema e operar a plataforma, além de fazer testes no simulador disponível e pesquisar os processos em andamento. Por lá, os interessados também podem se inscrever para o curso oferecido pelo Siarq.

Fonte: ufrj.br

« Janeiro 2020 »