MENDICIDADE NO CENTRO DE TECNOLOGIA (Orientação à comunidade)

De acordo com profissionais da área social, dar dinheiro a desconhecidos pode até resolver o problema naquele momento, mas não é uma solução a longo prazo. Em vez disso experimente tratar essas pessoas com dignidade, e quando inevitável, ofereça comida. O melhor a fazer é apoiarmos instituições de caridade, abrigos e organizações sem fins lucrativos que auxiliam desabrigados. Dessa forma, estaremos ajudando profissionais qualificados que se dedicam a tratar desse assunto.

Faça contato visual. É frequente vermos mendigos como obstáculos em nosso caminho quando estamos andando na rua, ou como uma intromissão indesejada durante as férias em outro país. Você pode encontrar um pedinte durante o horário de almoço e querer se livrar logo da situação, ou simplesmente ignorá-lo à medida em que caminha. Isso cria uma desconexão entre você e ele, que também é um ser humano. Apesar de estarem em uma situação difícil, mendigos também são pessoas e é relevante de sua parte não presumir nenhuma circunstância sobre a vida deles (como “eles estão na rua porque querem” ou “são todos viciados em drogas”), porque isso acaba tirando deles a dignidade que lhes resta. Simplesmente olhe-o nos olhos e acene ou sorria, para mostrar que sabe que ele está ali. É uma atitude gentil que não custa nada, apenas alguns segundos do seu tempo.

Recuse-se educadamente a dar dinheiro. Dar dinheiro faz parecer que você está oferecendo uma recompensa por ele ser pedinte, ou o encorajando a continuar fazendo isso. Ser enganado por um mendigo também é uma possibilidade, já que ele pode fingir que a situação é pior do que é na realidade, apenas para conseguir dinheiro.

[LEMBRE-SE] A maioria dos pedintes precisa de dinheiro para se sustentar, e, possivelmente, para ajudar a família. Mas eles também precisam de uma oportunidade e de um direcionamento. Esse direcionamento pode ser em forma de emprego, moradia, aconselhamento e cuidados médicos, coisas que eles não vão conseguir fazer apenas juntando moedas dentro de uma lata. Eles podem encontrar esse suporte nos abrigos e organizações sem fins lucrativos que auxiliam desabrigados.

Ofereça comida em vez de dinheiro. Se você não se sente à vontade em simplesmente sorrir e se afastar, compre um sanduíche ou um café em algum local próximo. Dessa forma você estará interagindo de uma forma aberta e útil, ao invés de simplesmente ignorar a situação. Pelo menos naquele dia você sabe que o mendigo terá o que comer, ou terá uma bebida quente para se manter aquecido. Pergunte do que ele precisa e porquê. Uma pessoa que pede esmola provavelmente não vai se importar em responder essas perguntas.

É uma deixa para você iniciar uma conversa, além de evitar ser enganado e ver se um pouco de comida atende as necessidades dele. Esteja ciente de que, ao dar comida para um mendigo, ele poderá trocá-la por outras coisas e serviços - isso está fora do seu controle. É injusto generalizar e dizer que acontece o tempo todo, mas pode ocorrer. Torne-se um voluntário. Outra forma de prestar suporte aos pedintes, sem precisar dar dinheiro, é doando um pouco do seu tempo. Você pode trabalhar servindo refeições, ajudar o abrigo a fazer uma triagem das doações recebidas, e prestar outros serviços conforme a necessidade.

Entre em contato com alguma intuição local para ver se há vaga para voluntários e veja na prática o impacto da sua ajuda financeira.

Referências:

1.http://www.theatlantic.com/business/archive/2011/03/should-you-give-money-tohomeless-people/72820/  

2.http://www.slate.com/articles/double_x/doublex/ 2013/09/giving_money_to_child_beggars_don_t_do_it.html  3.http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261517715001302 4.http://www.nomadicmatt.com/travel-blogs/do-you-give-to-beggars/5.http://www.theatlantic.com/business/archive/2011/03/should-you-give-money-tohomeless-people/72820/

6.http://www.nomadicmatt.com/travel-blogs/do-you-give-to-beggars/ 22/05/2019 E-mail de Webmail da Decania do Centro de Tecnologia - Ofensas Verbais, Físicas e Ameaças aos Guardas Patrimoniais do Centr… https://mail.google.com/mail/u/0?ik=f85d8d2adb&view=pt&search=all&permmsgid=msg-f%3A1631907699366617924&simpl=msg-f%3A1631907… 3/3 7.http://time.com/money/3478359/beggar-panhandler-oklahoma-city-new-car-redfiat/ 8.http://www.voa.org/homeless-people

 

Cordialmente,

Comissão de Segurança do CT


« Janeiro 2020 »
Janeiro
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
Unidades

BOTAO_COPPEBOTAO_EPBOTAO_EQBOTAO_NIDES

Revalidação de Diplomas

Formulários