Dia da Consciência Negra deste ano foi comemorado com linda e emocionante homenagem à Prof ª Vanda Ferreira

O evento em comemoração ao dia da consciência Negra deste ano prestou uma linda homenagem a Professora Vanda Maria de Souza Ferreira. Ela é graduada em Pedagogia pela Suam e pós-graduada em História da África e Cultura AfroBrasileira pela UCAM. Atuou como Ouvidora da Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros, criou o Comitê Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. Na Educação Pública, Vanda Ferreira foi  a segunda Secretária de Estado negra, ao assumir a Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras do Estado do Rio de Janeiro. Destacou-se como membro do Conselho Estadual de Educação, Conselho Universitário da UERJ, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, Conselho Estadual de Cultura e Conselho Penitenciário, além de ocupar importantes cargos como o de Subsecretária Adjunta de Direitos Individuais, que integra a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Sistema Penitenciário.

Todos os presentes na mesa estavam visivelmente emocionados com todas as histórias contadas, sempre carregadas de muito sofrimento e muita dor, mas carregadas também de muita luta e felizmente de muitas vitórias. A mesa destacou o fato de que a geração de negros de hoje precisa ter muito cuidado para não relaxar com a luta que a geração deles começou, pois é inegável que muita coisa precisa mudar sim, mas muita coisa já mudou e precisa ser valorizada e reconhecida.   

Ficou claro para o auditório como a Professora Vanda Ferreira e todos ali presentes são nada mais nada menos do que a história viva da verdadeira luta por igualdade racial e representam uma geração que foi precursora desta luta em nosso país. Sofreram na pele o preconceito de uma época que o negro sequer se reconhecia ao olhar-se no espelho, com sua origem desfigurada e esquecida.


Estiveram presentes na Mesa:

Alessandra Magalhães - Doutora em Literatura Compensada.

Ana Célia da Silva - Técnica Administrativa do HUCFF/UFRJ

Cheila Mothé - Professora Titular/UFRJ

Denise Góes - Assistente Social- Coordenadora da Comissão de Heteroidentificação da UFRJ

Lucia Matos - Professora aposentada - Conselheira da APPERJ ( Associação dos Poetas  Profissionais do Rio de Janeiro)

Nanci Rosa - Advogada - Diretora do Departamento Cultural e Artístico do Renascença Clube.

Noemi de Andrade - Coordenadora de Esporte & Lazer e do departamento de Raça e Gênero do   SINTUFRJ.

Vanda Ferreira - Professora Homenageada   


Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra 2