Colégio eleitoral elege lista tríplice que será enviada para o governo federal

Na manhã desta terça-feira (30/4), o Colégio Eleitoral se reuniu para cumprir a etapa final do processo de escolha da nova Reitoria da UFRJ no âmbito da Universidade, conforme determina a Lei 9.192/95. Formado pelo Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino de Graduação (CEG), Conselho de Curadores e Conselho de Ensino para Graduados (Cepg), o Colégio decidiu a favor da professora Denise Pires de Carvalho e do professor Carlos Frederico Leão Rocha para a liderança das listas tríplices dos cargos de reitora e vice-reitor, respectivamente, com 82 votos cada um, num universo de 90 eleitores.

O voto foi aberto e uninominal, de forma que cada conselheiro falou ao microfone um nome para reitor(a) e outro para vice-reitor(a). Estiveram reunidos 50 integrantes do Consuni, órgão máximo da UFRJ, 19 participantes do CEG, dois membros do Conselho de Curadores e 19 componentes do Cepg. A sessão especial foi presidida pelo atual reitor, Roberto Leher, que parabenizou a nova Reitoria eleita.

“A Universidade poder exercer de forma legal e legítima o seu autogoverno é uma condição para que cumpramos as melhores expectativas que a sociedade brasileira tem dessa maravilhosa instituição que é a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quero parabenizar a professora Denise Pires de Carvalho pela consagradora votação do Colégio Eleitoral da UFRJ. Tenho certeza de que teremos um mandato muito protagônico num contexto muito complexo do nosso país. Quero parabenizar também o professor Carlos Frederico Leão Rocha, pela expressiva votação, que materializa de forma inequívoca qual é a vontade e a expectativa da nossa instituição”, afirmou Leher.

Emocionada, a professora Denise Pires, primeira mulher eleita para o cargo na Universidade, celebrou a liderança na lista tríplice. “É [um momento] muito emocionante! É uma mistura de emoções que a gente tem neste momento. Obviamente, com júbilo por conta da vitória, e com apreensão pelo nosso porvir. Mas estamos confiantes porque vocês [integrantes do Colégio Eleitoral] nos deram essa confiança. Nós esperamos que os próximos quatro anos sejam anos de muito trabalho para o avanço da UFRJ, de forma unida", declarou.

"Alguns ajustes precisam ser feitos para que a gente melhore e passe a protagonizar ainda mais a educação superior no Brasil. Um futuro melhor da UFRJ significa um futuro melhor para a sociedade brasileira. A Universidade seguirá pública, gratuita, de qualidade, com a excelência que a caracteriza e sempre a caracterizou nestes quase 100 anos de existência”, completou Denise.

Fonte: ufrj

Veja a matéria na íntegra: https://ufrj.br/noticia/2019/04/30/colegio-eleitoral-elabora-listas-triplices-para-nova-reitoria

« Janeiro 2020 »
Janeiro