Programa de Segurança e Saúde no Trabalho

A Decania do CT-UFRJ desenvolve uma política de gestão integrada, por intermédio de sua Assessoria do SGI. Um dos pilares dessa política é o de Segurança e Saúde no Trabalhado (SST) que visa à promoção da saúde e prevenção dos riscos ocupacionais, prevenção de incêndio e pânico nas instalações, bem como a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

Os objetivos gerais da gestão de SST são:
  • Fornecer e monitorar as condições de higiene ocupacional para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro.
  • Atuar na prevenção e controle de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho.
  • Atuar na prevenção de incêndio e pânico nas instalações do CT.
  • Buscar o comprometimento dos colaboradores, por intermédio de ações que fomentem a conscientização, a responsabilidade e a motivação em relação a uso dos equipamentos de segurança e às condições de segurança e meio ambiente, em que o trabalhador está inserido.
  • Desenvolver atividades e programas de qualidade de vida, visando não só o bem estar físico, como o bem estar mental e social dos trabalhadores.
  • Promover ações preventivas e corretivas, buscando eliminar não conformidades e atuar de forma preventiva para diminuir a incidência de novas não-conformidades e evitar a sua repetição.

SIPAT

A Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento previsto nas leis trabalhistas brasileiras, que tem o intuito de informar os funcionários sobre os seus direitos e deveres na área de saúde e segurança no trabalho.

Anualmente, a Assessoria do SGI da Decania do CT-UFRJ organiza a SIPAT, com o apoio da Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas (IMA) e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (NIDES).

A mais recente edição do evento aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro de 2014, contando com palestras sobre proteções passivas contra incêndios, biossegurança, aula teórica e prática com extintores e até mesmo uma simulação de incêndio promovida pela Brigada de Incêndio da Coppe-CT-UFRJ.

Clique aqui e veja a galeria de fotos da VI SIPAT - 2014.

« Março 2017 »
Março