Programas e Projetos

Programas Ambientais

A Decania do CT-UFRJ desenvolve uma política de responsabilidade ambiental por intermédio de programas que atuam nas áreas de gestão de resíduos, racionalização do uso da água e energia elétrica e também na conservação e ampliação de áreas verdes. Dessa forma, o CT vem consolidando ações que beneficiam o meio ambiente e a qualidade de vida, despertando a sensibilização e conscientização das pessoas através de uma adesão participativa e propositiva.

 O objetivo principal é inserir práticas e posturas sustentáveis nas atividades diárias do Campus Universitário, contribuindo para a construção de uma realidade socioambiental que seja adequada aos valores do desenvolvimento tecnológico.

 Na tabela a seguir você pode conhecer um pouco mais sobre cada um desses programas. Caso queira obter maiores informações é só entrar em contato pelo telefone (21) 3938-7452 ou pelo e-mail ambiental@ct.ufrj.br


ProgramasAtuaçõesContatoPágina
Recicla CT Gestão de resíduos recicláveis ambiental@ct.ufrj.br Ainda não disponível
CT Eficiente Racionalização do uso de água e energia elétrica ambiental@ct.ufrj.br Ainda não disponível
CT Verde Conservação e ampliação de áreas verdes ambiental@ct.ufrj.br Ainda não disponível
CT Resíduos Perigosos

Gestão de Resíduos Classe 1 (Perigosos)

ambiental@ct.ufrj.br Ainda não disponível

 

Programa de Monitoramento do Abandono de animais no CT

Monitoramento e resgate de animais abandonados no CT Contato: ambiental@ct.ufrj.br

PDF document icon Material de divulgação por email folder abandono animais.pdf — PDF document, 409 kB (419471 bytes)

Programa de Qualidade de Vida

O Programa de Qualidade de Vida da Decania do CT oferece atividades voltadas para o bem estar e a saúde de seus colaboradores e de toda a comunidade da UFRJ. As atividades físicas e artísticas ocorrem em paralelo ao ano letivo e são ministradas por professores das respectivas áreas. As atividades profiláticas e terapêuticas são desenvolvidas em parceria com o Programa ATIVIDA, que conta com uma equipe de profissionais nas áreas de Fisioterapia Geral, Matt-Pilates, RPG-Souchard, Psicomotricidade, Drenagem linfática terapêutica, Cinesioterapia laboral e Nutrição.

Confira as atividades, dias e horários oferecidos.

Bem Estar – CT

O Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador - UFRJ

O setor de Qualidade de Vida do Trabalhador – CT- UFRJ, conhecido como Bem Estar – CT foi criado com o objetivo de promover avaliação, tratamento, orientação e melhora da qualidade de vida para funcionários, alunos e professores da UFRJ, contribuindo para a diminuição do absenteísmo nas diversas unidades da universidade.

O setor conta com um amplo espaço físico, localizado na Decania do CT, salas B e C. A equipe é composta por dois Fisioterapeutas e uma Educadora Física. Contamos com uma grade de especializações que englobam: fisioterapia neurológica e traumato-ortopédica, RPG, pilates, treinamento funcional, massoterapia e drenagem linfática, e para tanto temos equipamentos, mobiliário e acessórios para qualquer tipo de atendimento necessário.

Visando sempre melhorar a qualidade dos atendimentos, trabalhamos sob o regime de parcerias com as unidades da UFRJ, onde as mesmas contribuem com materiais, equipamentos ou funcionários. Atualmente possuímos três unidades parceiras: COPPE, Escola Politécnica e Decania do CT. Outra forma de ser atendido é sob a modalidade chamada Cota Social, onde cada profissional reserva três vagas de atendimento para colaboradores que não façam parte de nenhuma unidade parceira. Para ser atendido o colaborador precisa ir até o setor para se inscrever, nesse momento será realizada uma rápida anamnese por um dos profissionais, caso exista vaga disponível a marcação é feita na hora, caso contrário o nome é colocado em uma lista de espera que segue dois critérios, primeiro a gravidade da lesão e segundo a colocação na fila. No Bem Estar – CT, os colaboradores se beneficiam de nossas especialidades encontrando equilíbrio necessário para uma vida mais saudável e harmoniosa no ambiente institucional.

Coordenador Bem Estar CT: Thiago Barreto de Siqueira Torres

Onde o programa acontece?

O Bem Estar CT funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h.

Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária. Bloco A , 2º andar, Sala B na Decania do Centro de Tecnologia.

Para contato: thiago_bt@ct.ufrj.br; 3938-7457

Objetivos específicos do Bem Estar CT
Promover qualidade de vida;
- Contribuir para a eliminação do sedentarismo;
- Corrigir e prevenir vícios posturais;
- Aumentar a disposição física e autoestima;
- Prevenir e reduzir o estresse, a fadiga muscular e acidente de trabalho;
- Prestar assistência no local de trabalho;
- Contribuir para a redução de faltas, licenças médicas e aposentadorias precoces;
- Direcionar as modalidades terapêuticas e dinâmicas à demanda ocupacional, mediante avaliação individual;
- Encaminhar para os especialistas os casos que necessitem de acompanhamento clínico, exames e tratamentos.

Assistência Fisioterapêutica
Ortopédica;
- Reumatológica;
- Corretiva postural;
- Desportiva;
Pré e pós operatório geral;.

Recursos Disponíveis
- Termoterapia, eletroterapia, ultrassom, laser;
- KinesioTaping;

- Pilates;

- RPG (Souchard);
- QuickMassage;
- Manipulações osteomioarticulares;
- Cinesioterapia;
- Massoterapia;
- Drenagem linfática;
- Cinesioterapia laboral;
- Orientação e ajustes ergonômicos com observação da relação: colaborador/mobiliário/ambiente de trabalho/familiar e social;
- Prescrição profilática e terapêutica.

Exercícios Funcionais com personal training

Expansão CT

EXPANSAO_CT

 

A montagem de fotos ao lado mostra as áreas já construídas do CT-2.
Periodicamente, estas imagens serão alteradas visando o compartilhamento junto à comunidade da UFRJ do andamento das obras e finalizações das edificações.

 

Programa de Segurança e Saúde no Trabalho

A Decania do CT-UFRJ desenvolve uma política de gestão integrada, por intermédio de sua Assessoria do SGI. Um dos pilares dessa política é o de Segurança e Saúde no Trabalhado (SST) que visa à promoção da saúde e prevenção dos riscos ocupacionais, prevenção de incêndio e pânico nas instalações, bem como a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

 

 

Os objetivos gerais da gestão de SST são:
  • Fornecer e monitorar as condições de higiene ocupacional para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro.
  • Atuar na prevenção e controle de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho.
  • Atuar na prevenção de incêndio e pânico nas instalações do CT.
  • Buscar o comprometimento dos colaboradores, por intermédio de ações que fomentem a conscientização, a responsabilidade e a motivação em relação a uso dos equipamentos de segurança e às condições de segurança e meio ambiente, em que o trabalhador está inserido.
  • Desenvolver atividades e programas de qualidade de vida, visando não só o bem estar físico, como o bem estar mental e social dos trabalhadores.
  • Promover ações preventivas e corretivas, buscando eliminar não conformidades e atuar de forma preventiva para diminuir a incidência de novas não-conformidades e evitar a sua repetição.
     

SIPAT


A Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento previsto nas leis trabalhistas brasileiras, que tem o intuito de informar os funcionários sobre os seus direitos e deveres na área de saúde e segurança no trabalho.

Anualmente, a Assessoria do SGI da Decania do CT-UFRJ organiza a SIPAT, com o apoio da Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas (IMA) e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (NIDES). 

A mais recente edição do evento aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro de 2014, contando com palestras sobre proteções passivas contra incêndios, biossegurança, aula teórica e prática com extintores e até mesmo uma simulação de incêndio promovida pela Brigada de Incêndio da Coppe-CT-UFRJ.

Clique aqui e veja a galeria de fotos da VI SIPAT - 2014.

 

 

 

Sistema de Gestão Integrada

 A Decania do CT-UFRJ aderiu ao Sistema de Gestão Integrado segundo os principios das Normas ISOs 14001, 9001, 16001 e OHSAS 18001, como estratégia para melhoria continua dos processos de trabalho, visando a satisfação das partes interessadas, tanto na promoção da segurança pessoal e patrimonial, quanto na valorização das pessoas a partir do incentivo ao desenvolvimento profissonal. Com isso, a Decania ressalta sua postura ética e promove um ambiente de trabalho saudável, propício à criatividade e oferece serviços com qualidade aos seus usuários.

Todos esses esforços estão em consonância com a participação da Decania do CT-UFRJ no Programa de Excelência em Gestão do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA e do Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF.

Política do SGI


    A Decania do CT-UFRJ concentra seus esforços no cumprimento das Legislações e Normas regulamentares vigentes para eliminar as ações de desperdício, depredação e poluição do meio ambiente; garantir a segurança integral e a qualidade de vida do servidor, dos alunos e usuários em geral e implanta procedimentos para evitar riscos biológicos, químicos e físicos.

    Com essa finalidade, promove o treinamento contínuo, a integração e a motivação da força de trabalho, numa postura ética de não aceitação de trabalho escravo, infantil ou qualquer outra situação de assédio moral. Executa também a revisão permanente dos processos para obter resultados viáveis e garantir a melhoria contínua da gestão, numa relação de parceria permanente com a comunidade acadêmica, buscando atingir a satisfação dos clientes externos, internos e todas as partes interessadas.
    O SGI do Centro de Tecnologia é revisado periodicamente, implementado, documentado e divulgado para toda a organização, visando evitar situações de não conformidade de modo a contemplar plenamente a legislação vigente.

     

    Objetivos do SGI

     
    1. Cumprir o Decreto 5940;
    2. Implementar ações de Responsabilidade ambiental;
    3. Promover a satisfação e parcerias com a comunidade acadêmica;
    4. Promover ações de Cidadania e Responsabilidade social;
    5. Promover a motivação e integração da força de trabalho;
    6. Implementar ações de SMS (saúde, meio-ambiente e segurança);
    7. Melhorar continuamente o SGI da Decania do CT para atender plenamente as Normas.

     

    Valores

     

    1. Liderança Científica e Tecnológica: ampliar a fronteira do conhecimento científico-tecnológico, impactando positivamente a formação plena de profissionais, recebendo reconhecimento da sociedade e influenciando as políticas educacionais, cientificas e tecnológicas em beneficio do país.
    2. Inovação e Empreendedorismo: atuar para que o profissional em formação valorize a inovação e se torne agente empreendedor com capacidade para implantar e desenvolver infra-estruturas produtivas. Incentivar comportamento de inovação e de empreendedorismo nos colaboradores.
    3. Comportamento Ético: ter como obrigação seguir os princípios éticos (moralidade, transparência, respeito ao próximo, honestidade, imparcialidade e igualdade) e legais em todas as ações relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e atividades técnico-administrativas. Empreender ações de responsabilidade social e ambiental.
    4. Atendimento com Qualidade: pautar o atendimento aos diferentes colaboradores (alunos, funcionários, professores e comunidade externa) nos princípios básicos da qualidade, dentro de padrões aceitáveis de desempenho (custo, tempo, facilidade, clareza), com respeito mútuo.
    5. Qualificação Profissional: fomentar e motivar seus colaboradores (alunos, funcionários e professores) a receber qualificação profissional continuada e moderna, se antecipando aos avanços tecnológicos e técnico-administrativos. Promover a integração dos colaboradores na cultura organizacional do CT e da UFRJ.
    6. Modernização e antecipação a mudanças: pautar as ações de atualização da estrutura física e organizacional do CT na evolução do ambiente e das tendências científico-tecnológicas.
    7. Consistência e Integração: fazer com que as Unidades do CT atuem de forma consistente e integrada, provendo instrumentos de comunicação, modelos e diretrizes de gestão que devem ser utilizados de forma harmoniosa e coletiva.
    8. Qualidade de vida no CT: Promover e incentivar segurança, saúde e atividades culturais e esportivas no CT.
    9. Comprometimento Institucional: Incentivar o envolvimento com a missão, visão, valores, políticas e objetivos por toda comunidade. Promover a preservação dos bens públicos

     

    Resultados

     
    1. Gestão da Qualidade:

    Entre as principais ações de Gestão de Qualidade desempenhadas pelo SGI, destacam-se a pequisa anual de "clima organizacional" com colaboradores e com os usuários/clientes da Decania do CT-UFRJ. Tal iniciativa ocorre desde 2007 e tem como referencial comparativo o Laboratório de Tecnologia Submarino (LTS), por se tratar de uma referência em sistema de gestão integrado com certificação nas Normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 17025, OHSAS 18001 e Prêmios em Gestão do Programa Nacional da Qualidade – PNQ.

    Outra ação que vem se destacando foi a implantação da "caixa de sugestões", em diversos pontos do CT, para facilitar a emissão de opinião, sugestões e reclamações por parte dos clientes do CT-UFRJ.

    2. Gestão Ambiental:

    No que tange a gestão ambiental, é imprescindível destacar que o CT foi o primeiro Centro da UFRJ a implantar o programa de coleta seletiva, batizado de ReciclaCT. Para mais detalhes sobre o programa, visite a seção correspondente neste site. A seguir, estão os resultados da coleta de material reciclado em 2012.

    3. Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST):

    A Gestão de SST no CT-UFRJ está em fase de implementação. Em breve, disponibilizaremos para download o documento que traz o planejamento desta gestão.

     

    Quintas Musicais

    QUINTAS_MUSICAIS

    O programa Quintas Musicais é ma iniciativa da Decania do CT-UFRJ realizada com o apoio de empresas parceiras, que consiste em trazer para o ambiente universitário um pouco de lazer e cultura na hora do almoço. Ao longo de todo ano letivo, sempre às quintas-feiras, ao meio dia, são realizados shows de música no Auditório do Bloco A Centro de Tecnologia, ou no Roxinho, no CCMN.

    « Setembro 2018 »
    Setembro
    DoSeTeQuQuSeSa
    1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30
    Unidades

    BOTAO_COPPEBOTAO_EPBOTAO_EQBOTAO_NIDES

    Transparência no CT

    Licitações

    Revalidação de Diplomas

    Formulários