Atuação

Entenda o que é o Centro de Tecnologia e qual é sua filosofia.

O que é o CT?

 

O Centro de Tecnologia da UFRJ engloba cinco importantes unidades acadêmicas: a Escola Politécnica; a Escola de Química; o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquia e Engenharia, conhecido como Coppe; e o Instituto de Macromoléculas (IMA) e Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides). O conjunto das instituições e suas respectivas atuações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão possuem alto significado para a tecnologia nacional. Além disso, o CT-UFRJ é o segundo maior Centro da Universidade, com uma comunidade composta por cerca de 500 professores, 6.400 alunos de graduação, 4.500 de pós-graduação e 600 servidores técnico-administrativos.

A qualidade do ensino ministrado no CT-UFRJ pode ser comprovada pelos resultados das avaliações tanto dos cursos de graduação como os de pós-graduação, pelo alto índice de procura por seus cursos, que já são referência nacional no setor, e pela atuação de seus docentes e pesquisadores na solução dos problemas tecnológicos nacionais. Quanto às instalações físicas do Centro, destacam-se suas bibliotecas, museus e laboratórios dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, infraestrutura fundamental ao pelo desenvolvimento de suas atividades.

A direção do Centro de Tecnologia é exercida pelo Decano, que preside o Conselho de Coordenação do Centro, um órgão colegiado que tem por finalidade deliberar sobre questões de natureza didático-pedagógica e administrativa. O Conselho é formado pelos Diretores das Unidades, por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos.

O Decano também representa o CT no Conselho Universitário, no Conselho Superior de Coordenação Executiva e no Conselho Diretor do Parque Tecnológico, participando assim das decisões relacionadas à política acadêmica da Universidade. O Decano do CT também preside o Conselho Diretor da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.


Filosofia do CT

 

O CT-UFRJ trabalha em prol de uma universidade de excelência que requer profissionais competentes e verdadeiramente comprometidos com a Educação.

As novas relações e exigências do mercado de trabalho decorrentes do processo de globalização, somado às inovações tecnológicas, demandam uma “práxis” pedagógica reflexiva, fundamentada na interdisciplinaridade e em metodologias inovadoras de ensino. Nesta perspectiva, visando capacitar os alunos para o exercício da profissão nos dias de hoje, são adotados pelas Unidades do CT-UFRJ currículos inovadores e integrados, estimulando-se o espírito científico do aluno através da valorização da pesquisa.

registrado em:
« Janeiro 2017 »
Janeiro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Unidades

BOTAO_COPPEBOTAO_EPBOTAO_EQBOTAO_NIDES

Transparência no CT

Licitações

RSS FACEBOOK YOUTUBE