UFRJ participa da 12ª Semana de Museus

UFRJ convida a todos para visitar seus museus na Semana Nacional de Museus, organizada pelo IBRAM.

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) organiza de 12 a 18 de maio a 12ª Semana Nacional de Museus. A UFRJ, que possui mais de 10 museus, participa do evento e convida a todos para visitar suas instalações. Para fazer uma visita coletiva, é necessário agendamento diretamente com o museu desejado.

O objetivo do IBRAM é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno da visitação de museus de todo o país, valorizando e destacando a importância dessas instituições como espaços de diálogo, encontros e memória. No tema desse ano 'Museus: coleções criam conexões', busca-se ressaltar a importância das coleções e a sua valorização.

A Universidade organizou uma estrutura de transporte para facilitar as visitas coletivas de escolas: ônibus adequados serão disponibilizados para as escolas dos bairros vizinhos aos museus que desejarem visitá-los. Basta telefonar para o espaço desejado e agendar a sua visita.

Não perca essa chance de conhecer os museus da sua cidade!

(com conteúdo do Fórum de Ciência e Cultura)

Contatos para agendamento:

1-    Circuito Cidade Universitária - de 13 a 16 de maio -  9h às 15h

Contato: patrícia@geologia.ufrj.br , Tel.: 3938-9461

Espaço COPPE Miguel de Simoni

Av. Horácio Macedo 2030, Prédio do Centro de Tecnologia, Bloco I, sala I-238- Cidade Universitária – Ilha do Fundão

Conjunto de salas que abrigam experimentos, equipamentos, maquetes e outros elementos destinados a apresentar pesquisas desenvolvidas por integrantes da COPPE e seus colaboradores, tecnologia clássicas e atuais e também aspectos científicos básicos através de experimentos e experiências.

Espaço Memorial Carlos Chagas Filho

Av Carlos Chagas Filho 373, Prédio do Centro de Ciências da Saúde, Bloco G

Cidade Universitária – Ilha do Fundão

Espaço não formal de educação que preserva a memória do IBCCF e seu fundador Carlos Chagas Filho. Apresenta os cientistas brasileiros que marcaram uma época e ajudaram nos avanços da ciência. A visita ao EMCCF se divide em dois momentos: visita ao espaço onde era o antigo escritório de Chagas Filho e aos laboratórios do Instituto que realizam atividades relacionadas a faixa etária de cada grupo visitante.

Laboratório Didático de Física – Ladif

Av. Horácio Macedo 2030, Prédio do Centro de Tecnologia,  Bloco A, sala 418, Cidade Universitária - Ilha do Fundão

O Laboratório Didático do Instituto de Física foi criado em 1988, com o intuito de criar um acervo de vídeos e experimentos para auxiliar o ensino de física. O laboratório está à disposição  de alunos e professores que desejarem conhecer o acervo de experiências e vídeos

Museu da Geodiversidade

Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – Centro de Ciências da Matemática e da Natureza - Cidade Universitária – Ilha do Fundão

Circuito expositivo com cerca de 600 m2 com exposição de longa duração. Abriga coleções para divulgação do conhecimento acadêmico das Geociências e desenvolve atividades educativas voltadas para o ensino das Ciências da Terra na Educação Básica e na sociedade em geral, sensibilizando os participantes a compreender os eventos geológicos, sua magnitude e implicações para as atividades humanas.

Museu Dom João VI

Av Pedro Calmon 555 - Prédio da Reitoria - Cidade Universitária – Ilha do Fundão

O museu conserva, preserva, divulga e expõe os bens que constituem o acervo do patrimônio da Escola de Belas Artes da UFRJ, compreendendo acervo histórico e acervo artístico. Pinturas e desenhos fazem parte da coleção.

2-    Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – dias 13, 14, 15 e 16 de maio – 11h as 20h30

Rua Lauro Müller 3 – Praia Vermelha - Botafogo

Contato: escolas@casaciencia.ufrj.br , Tel.: 2542-7494

Centro Cultural de Ciência e Tecnologia que apresenta exposições temporárias de caráter interativo. Em cartaz a exposição Cadê a Química?  traz cenários, objetos e experiências que permitem reconhecer um pouco da química presente em nossas casas.

3-    Museu Nacional – dias 14, 15 e 16 de maio – 8h as 16h

Quinta da Boa Vista - São Cristóvão

Contato: sae@mn.ufrj.br , Tel.: 3938-6900

Maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Abriga coleções de arqueologia, etnologia e paleontologia, dentre outras. O museu preparou uma programação especial para a semana que pode ser conferida no site da instituição.

4-    Coleção de Instrumentos Científicos do Observatório do Valongo – dias  15 e 16 – 10h as 12h30

Ladeira Pedro Antonio 43 - Observatório do Valongo - Bairro da Saúde

Contatorvnader@astro.ufrj.br , Tel.: 2263-0006

Exposição permanente de instrumentos científicos usados no ensino de astronomia. As atividades são compostas por visitas guiadas que descrevem os instrumentos, desde a sua fabricação até o uso em astronomia.

« Setembro 2017 »