Série de exposições “UFRJ 2020” pretende imaginar ludicamente a universidade do futuro

Todas as exposições em torno deste tema ocuparão o hall de entrada do Centro de Tecnologia e têm como apoio a Decania do CT e a Direção da Escola de Belas Artes.

O Projeto “UFRJ 2020”, fruto de uma parceria entre o Centro de Tecnologia (CT) e a Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como objetivo representar ludicamente a UFRJ do futuro e refletir sobre o tipo de ocupação universitária na Ilha do Fundão, devolvendo um olhar atento e crítico à universidade por meio deste gesto afetivo.

Nascido das discussões do plano diretor UFRJ 2020, o projeto propõe pensar o intenso processo de reformas e transformações pelas quais a universidade passa, em seus prédios e vias de acesso, com vistas para o ano que completará seu centenário. Desse modo, através do olhar sensível das artes visuais, as exposições buscarão refletir, por meio da paródia, não só sobre as perspectivas futurísticas que a universidade promove, mas também os desafios de todos aqueles que vivem diariamente a realidade da Ilha do Fundão.

Todas as exposições do projeto acontecerão no hall do Centro de Tecnologia. Foto: Fabrício Cavalcanti.
Todas as exposições ocorrerão no hall do Centro de Tecnologia. Foto: Fabrício Cavalcanti.

A série de exposições ocorrerá no hall do CT entre os meses de abril e junho de 2015 e contará com artistas convidados - os brasileiros Fabrício Cavalcanti e César Baio e o português Tiago Batista - que viverão a rotina da universidade para posteriormente apresentar suas visões através de seus trabalhos. A equipe responsável pelo projeto conta com Michelle Sales (curadora e idealizadora), Felipe Amâncio (assistente de curadoria), e Rodrigo Leitão e Gabriel Jorge (assistentes de produção e montagem).

A abertura da primeira exposição, a do artista Fabrício Cavalcanti, está prevista para o dia 9 de abril às 11 horas no hall do CT.

« Junho 2017 »