Roberto Leher toma posse do cargo de Reitor da UFRJ no Centro de Tecnologia

Cerimônia de posse de Roberto Leher e Denise Nascimento, como Reitor e vice-Reitora da UFRJ, aconteceu na manhã dessa sexta, 3 de julho.

O Auditório José Horta Barbosa recebeu a cerimônia de transmissão dos cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFRJ, passados dos professores Carlos Levi da Conceição e Antonio José Ledo para os professores Roberto Leher e Denise Nascimento.

O evento aconteceu nessa sexta-feira (03/07), sendo prestigiado por decanos, reitores de períodos anteriores e de outras universidades, como UFRRJ e PUC-RJ, técnicos administrativos e pela comunidade acadêmica.

A celebração foi iniciada por Carlos Levi, seguida por discursos: do representante do MST, representante do Diretório Central dos Estudantes Mario Prata, representante da Associação de Pós Graduandos, representante da Sintufrj e representante da Fasubra.

Após a transferência de posse, Antonio Ledo fez considerações sobre a expansão do ensino superior e a questão da necessidade de acolhimento, citando o aumento significativo dos alunos de outros estados na UFRJ. Prestando uma homenagem ao professor Carlos Levi, ele defendeu a crença nos sonhos e utopias para que a universidade possa caminhar.

A nova vice-Reitora Denise Nascimento enfatizou a grandeza da UFRJ, o alto número de docentes, técnicos administrativos e alunos, destacando o desafio de dar voz a todos. Logo após, Carlos Levi contou sobre sua trajetória ao lado de Ledo e fez agradecimentos aos professores, decanos, diretores e funcionários que participaram de seu mandato.

Roberto Leher começou seu discurso de posse com agradecimentos e fez menção saudosa a Aloísio Teixeira, ex-Reitor, por ter dado valor à cultura e a tecnologia na universidade. O novo Reitor destacou a importância da inclusão e da composição social e racial, defendendo a quebra do 'apartheid educacional', como nomeou. "Nós queremos pensar numa instituição universitária sem métricas únicas para não sufocar a capacidade de criação e diálogo dos alunos na produção do conhecimento".

No encerramento da cerimônia, Roberto Leher definiu seus anos na Reitoria como ' futuro quadriênio fecundo', recebendo palmas de todos presentes.

« Junho 2017 »