Professor Luiz Bevilacqua apresenta Espaço Alexandria

Transformações, tecnologia, avanços e diálogo de saberes são as bases do projeto apresentado na última semana para alunos, funcionários e professores do CT.

O professor Luiz Bevilacqua, responsável pelo projeto Espaço Alexandria explicou o projeto na última quarta-feira (27/04) para a comunidade acadêmica no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia. Na presença do Decano, alunos, professores e funcionários, Bevilacqua explicou a história por trás do projeto, a inspiração vinda Alexandre, o Grande, e Alexandria, cidade marcada pela busca do conhecimento científico.

O Espaço Alexandria tem a visão de fomentar ações que conduzam a conquista do conhecimento científico, tecnológico, artístico e humanístico-cultural através de:

O FAROL DE ALEXANDRIA

Palestras sobre temas na quilha do avanço cientifico e tecnológico: o universo: passado, presente e futuro; adaptação evolucionária às mudanças globais; cérebro e mente; como Funcionam nossos sentidos; Deus e conhecimento racional.

Palestras sobre temas restritos a questões que interferem mais diretamente sobre as nossas vidas: o que aconteceu com o Brasil em 2016; o que é guerra não convencional; o futuro da floresta amazônica; fontes de energia: eficácia, viabilidade e segurança;

ENCONTROS IMPROVÁVEIS

Café Alexandria. Ambiente de confraternização de livre acesso. Fonte e convergência de saberes onde eventualmente conhecimentos de origens diversas possam abrir novas janelas para o futuro.

CURSOS ALEXANDRINOS DE VERÃO

Estrutura da Matéria, Energia, Processos de Transformação, Comunicação e Informação, Modelos Matemáticos e Computacionais, Biologia humana: do gene ao complexo orgânico, As formas de conhecer: racional, emocional, transcendental, Motores da evolução cultural, História da civilização.

O professor deixou a mensagem de que a universidade precisa recuperar seu papel primordial de promover o
diálogo de saberes, precisa levar a público as conquistas e os horizontes abertos pela ciência e a tecnologia no século XX e precisa estar aberta a todos que se encantam com as maravilhas do conhecimento e para isso é preciso coragem e ousadia.

Luiz Bevilacqua apresenta o projeto à comunidade acadêmica do Centro de Tecnologia.

« Janeiro 2017 »
Janeiro