Nova Base Geográfica da Cidade Universitária da UFRJ está no Portal Armazém de Dados do Instituto Pereira Passos

Projeto é parceria entre o Fundo Verde/Fundação COPPETEC da UFRJ e Instituto Pereira Passos - Prefeitura do Rio de Janeiro.

Para construção de nova base geográfica da Ilha da Cidade Universitária foi estabelecida uma parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP), órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pelo planejamento urbano, produção cartográfica e geração de dados estatísticos. É no portal Armazém de Dados, que o IPP disponibiliza na internet informações estatísticas e geográficas da cidade do Rio de Janeiro: www.armazemdedados.rio.rj.gov.br.

A parceria busca maior integração da Cidade Universitária com a Cidade do Rio de Janeiro e traz benefícios para ambos: O Armazém de Dados do IPP / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro detalha informações da Ilha do Fundão e a UFRJ passa a contar com um banco de dados georrefenciada atualizada e moderna, disponível na web.

A partir de ortofotos da cidade do Rio de Janeiro de 2013, foi possível detalhar a base geográfica da Ilha do Fundão com informações atualizadas relativas a dados como edificações existentes, cobertura vegetal, estacionamentos, vias de tráfego, ciclovias, redes de infraestrutura (principalmente água, esgotos e elétrica).

A Base Geográfica é parte integrante do Banco de Dados Inteligente que irá interagir com os usuários garantindo informação relevante sobre o controle da mobilidade e o consumo sustentável dos recursos naturais, com foco em consumo de energia elétrica e água.

Assim, a partir do levantamento de uma série de dados diagnóstico para estabelecimento do baseline e da definição de indicadores estratégicos, será possível o monitoramento da evolução do processo de sustentabilidade da Cidade Universitária e dos projetos financiados pelo Fundo Verde.

Link de acesso: http://bit.ly/projetofundoverde
E-email para contato: